O ProjetoMina D'água será lançado em Guararapes no próximo dia 13 de outubro. Isso porque, o município foi o único da Bacia Hidrogáfica do Baixo Tietê contemplado no início desse ano(1/02/2011) com o projeto que remunera os produtores rurais que preservarem nascentes dentro de suas propriedades. Além de valor anual em dinheiro, os produtores vão receber também apoio técnico do órgão ambiental municipal.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente escolheu uma cidade por bacia hidrográfica para integrar o projeto piloto. O prestígio político do prefeito de Guararapes, Edenilson de Almeida, colaborou na inclusão.“Tenho a sorte de ser próximo ao ex-secretário Xico Graziano e também ao Bruno Covas. O Mina D'água nasceu na gestão do Graziano e foi abraçado pelo Bruno. O projeto é magnífico. Água é vida e temos de preservá-la e incentivar os produtores rurais a fazer o mesmo. O Mina D'água mostra a preocupação do Estado com o Meio Ambiente”, afirma Dedê.
A cerimônia de lançamento será na próxima quinta feira, no Sítio Santa Elisa, bairro Caixa D'água, a partir das 14:00 hrs, e contaremos com a presença ilustre do Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas.
Proteção das nascentes
O projeto Mina D'água é uma forma de estimular a proteção das nascentes de mananciais de abastecimento público, conciliando atividades de preservação com geração de renda principalmente no meio rural. O governo do Estado reservou R$ 3,15 milhões para a fase piloto do projeto. A previsão é de que 150 nascentes sejam protegidas por município, num total de 3.150. O projeto foi instituído por meio do decreto 55.947/2010 que regulamenta a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). De acordo com o documento os financiamentos não reembolsáveis são para pessoas físicas de direito público.
Assessoria de Imprensa PMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário